HOME O PROJETO TECNOLOGIA FUTURO NOTÍCIAS SALA DE IMPRENSA EVENTOS CONTATO
  English 

 

Ricardinho

Ricardo Filipe da Silva Braga, (Valbom, Gondomar, 3 de Setembro de 1986), mais conhecido como Ricardinho, é um jogador português de futsal. Atualmente, joga pela equipa do Inter Fútbol Sala, em Espanha. Unanimemente considerado como o melhor jogador português de futsal, foi eleito o Melhor Jogador do Mundo em 2010[1] [2] [3] e novamente em 2014, sendo o primeiro, e único, português a ser distinguido com este prêmio.

Ricardinho começou a jogar futsal, no Gramidense, clube do qual se transferiu para passar a representar o Miramar, a nível profissional. Logo se destacou na equipa de Vila Nova de Gaia e sem surpresa foi contratado pelo Benfica, equipa que acabava de se lançar na modalidade e começava com um projecto ambicioso de acabar com a hegemonia do grande rival Sporting.

Pela Selecção Nacional Ricardinho esteve presente em 3 grandes competições internacionais. A sua estreia aconteceu no Europeu de 2007, realizado em Portugal. Ricardinho teve uma estreia em grande nível e apontou 4 golos. Portugal seria eliminado na meia final, pela campeã Espanha, mas apenas nas grandes penalidades, depois dum empate a 2 no tempo regulamentar. A Selecção Nacional acabaria o torneio no 4º Lugar, com uma derrota contra a Rússia no jogo de atribuição de 3º e 4º Lugar. A Espanha ganharia o torneio ao vencer a Itália por 3-1. Ricardinho foi mesmo considerado o melhor jogador do torneio.

Em 2008, Portugal qualificou-se para o Mundial do Brasil. O torneio não correu da melhor forma a Ricardinho e seus colegas, que acabaram eliminados na fase de grupos, apenas pela diferença de golos. A derrota por 1-3 com a Itália revelar-se-ia fatal para as aspirações nacionais.

Naquele que poderia ser o seu segundo Europeu, Ricardinho foi obrigado a ver de fora, por lesão[18] , enquanto os seus colegas garantiam o 2º Lugar na competição, realizada na Hungria. Portugal sentiu a falta do "Mágico", no auge da sua carreira e acabou derrotado na final pela Espanha, por 2-4.

Dois anos depois, Ricardinho teve uma nova chance de trazer o título europeu para Portugal, mas a Selecção fracassou nesse objectivo e caiu nos quartos de final do Euro2012, aos pés da Itália, derrotada por 1-3.

Comentários

<< Voltar
HOME O PROJETO TECNOLOGIA FUTURO NOTÍCIAS SALA DE IMPRENSA EVENTOS CONTATO

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS