HOME O PROJETO TECNOLOGIA FUTURO NOTÍCIAS SALA DE IMPRENSA EVENTOS CONTATO
  English 

 

Ronaldo Angelim

Ronaldo Angelim

 

Ronaldo Simões Angelim, mais conhecido como Ronaldo Angelim (São Paulo, 26 de novembro de 1975), é um ex-jogador de futebol brasileiro que atuava como zagueiro.

 

Nascido na cidade de São Paulo, Ronaldo Angelim mudou-se, com poucos dias de vida, para a cidade de Porteiras, na região do Cariri, interior do Ceará. No início da carreira, Angelim teve de se dividir entre os treinamentos nos campos de futebol e os trabalhos na cidade cavando poços artesianos. Ronaldo passou por diversos clubes, como Icasa, Juazeiro, Ceará e Ituano, até que em 2001 acertou contrato com o Fortaleza, clube que o projetaria para o futebol nacional. Pelo Fortaleza, jogou durante cinco anos, nos quais participou das conquistas de quatro títulos do Campeonato Cearense e de dois acessos à Série A do Campeonato Brasileiro, a elite do futebol nacional.

 

Ironicamente, Ronaldo, responsável por desarmar os atacantes adversários, marcou seu nome no Fortaleza por causa de um gol que fez. Isto aconteceu na última rodada da Série B do Campeonato Brasileiro de 2004, quando o Fortaleza, buscando retornar à Série A, necessitava ganhar seu jogo, contra o Avaí, por dois gols de diferença, além de precisar torcer para que o Bahia não vencesse o Brasiliense, na Fonte Nova. Faltando cerca de quinze minutos para o término da partida, após cobrança de um escanteio, Ronaldo Angelim surgiu no meio da zaga do Avaí e marcou de cabeça o segundo gol do Fortaleza, gol que levou a equipe leonina de volta à Série A. 

 

Em 2006, foi contratado pelo Flamengo, clube em que teve a oportunidade de ocupar a vaga de titular em várias partidas. O zagueiro ajudou a equipe carioca a levantar as taças da Copa do Brasil em 2006, quatro títulos do Campeonato Carioca em 2007, 2008, 2009 e 2011 - este último em campanha invicta - e a conquista do título do Campeonato Brasileiro em 2009. Com a carreira em alta, o jogador ganhava mais prestígio entre seus companheiros de equipe e jogadores importantes, como Ronaldo Fenômeno. Em entrevista para a TV, o chará chegou a dizer que Ronaldo Angelim seria "o zagueiro ideal" e que que gostaria de tê-lo como companheiro de equipe. O zagueiro passou ainda pelo Grêmio Barueri em 2012 até encerrar a carreira no Fortaleza no ano seguinte. No dia 2 de janeiro de 2013, Ronaldo Angelim acertou o retorno ao clube cearense, onde se tornou um dos maiores ídolos da torcida tricolor.

Comentários

<< Voltar
HOME O PROJETO TECNOLOGIA FUTURO NOTÍCIAS SALA DE IMPRENSA EVENTOS CONTATO

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS